Grupo Genômica Microbial Ambiental

Logos Genomenviron and Ampere
Laboratoire Ampere
Ecole Centrale de Lyon . France
(33) 472 18 65 14
english french chinese german italian portuguese spanish .

 



Et Bing!
micro
puce

O Grupo Genômica Microbial Ambiental do Laboratório Ampère da Escola Central de Lyon  examina uma gama de tópicos de pesquisa que vão dos mecanismos fundamentais de adaptação de bactérias, tais como a transferência horizontal de genes e a síntese de novo de genes, até perturbações ambientais decorrentes de atividades antropogênicas, como por exemplo, a mineração de níquel e a poluição ambiental. Importantes questões de cunho social também são endereçadas. Como exemplo, o destino dos transgenes de plantas transgênicas, a descoberta de novas drogas, o impacto de ambientes antropogênicos extremos, o destino dos químicos que fazem parte do REACH, e a bioremediação de solos e águas contaminadas.

A abordagem tecnológica central empregada para responder diferentes questões baseia-se no uso de métodos metagenômicos. Técnicas metagenômicas acessam o genoma microbial total em ambientes, evitando assim qualquer desvio associado a abordagens culturalmente dependentes. A produção e o rastreio de bibliotecas de clones, o uso de microarrays filogenéticos e a quantificação funcional de genes com PCR em tempo real são métodos comumente usados. Abordagens metagenômicas são usadas para resolver perguntas científicas nas áreas acima mencionadas assim como as relacionadas à ecologia microbial de ambientes diversos como o do trato digestivo humano e da neve Ártica impactada por mercúrio.

Este grupo beneficia-se também dos laços estreitos que mantém com engenheiros elétricos para a exploração do efeito de raios em transferência genética, para possíveis técnicas de bioremediação de solos relacionadas a raios e da produção de eletricidade a partir de células combustíveis microbiais.

Esta gama de pesquisa pode ser alternativamente referida por ecologia microbial, microbiologia ambiental e engenharia ecológica.

 

 

PORTUGUESE
translated by AS